Tuesday, March 18, 2008

Adoração = oração & ação!

(texto à equipe de Altar)
Eu faço parte do ministério de Louvor, ha mais ou menos, oito anos. E... é tão legal quando a gente chega nos ensaios e as músicas são todas desconhecidas de tão antigas, né? É tão bom quando acontecem aquelas longas discuções sobre a introdução de uma música que precisa ser igual ao CD que alguém ouviu... não é? E mais maravilhoso ainda, é quando sai tudo errado no ensaio, as vozes não se encontram, os instrumentos não se harmonizam, e quando o(a) líder propõe um tempo de oração, repentinamente, dá vontade de ir ao banheiro, ou bate uma fome, que precisa ser imediatamente saciada... E depois de tudo isso, finalmente começa o show, digo, o culto! E aí é só alegria! Todo mundo sorrindo, dizendo 'eu te amo', levantando as mãos e abraçando os irmãozinhos pelos quais passaram carrancudos em direção à salinha de oração, minutos antes... isso não é lindo? ... NÃO! Definitivamente, não.
Infelizmente, não foram poucas as vezes que eu presenciei cenas como estas, e de algumas eu até participei. É lamentável a falta de temor no coração dos Sacerdotes. Porém, não existe uma poção mágica que possamos tomar e acordar tementes, padrão de boas obras, irrepreensíveis e com um amor transbordante.
Mas existe um lugar que podemos ir pra começarmos a aprender a sermos como o Anjo da Aliança (Jesus Cristo), foi aqui na Terra; a Presença do Pai! o Altar de sacrifício. Onde damos mais que palavras bonitas, mais que uma roupa nova, mais que 10% daquilo que já é do Senhor... Onde o sacrifício é a nossa própria vida, como sacrifício vivo e agradável diante de Deus. Porque Ele é o fogo que consome o sacrifício no Altar. E onde não há oferta, não tem por que haver fogo.
Mas o que sacrifício, Altar, fogo, tem a ver com as discuções e acontecimentos nos ensaios ou durante a semana? Simplesmente, TUDO! Tudo na nossa vida é ação e reação. Eu costumo dizer pras crianças, nos ensaios, que tudo que elas fizerem durante o tempo de ensaio das coreografias, vai acontecer na apresentação. Se elas conversam antes de formar a posição inicial, elas vão conversar na hora em que forem apresentar. E não adianta, isso é assim! E não é diferente nas nossas vidas. Se durante a semana não oramos, não nos alimentamos com a Palavra, se não exercitamos o amor, se não somos pacientes e cordiais, e se o tempo todo somos negativos e resmungões... Se na semana inteira somos um bode, não podemos esperar ser uma ovelha no domingo!
Jesus é lindo demais! Ele é como chocolate; não conseguimos comer um pedacinho e parar, queremos mais! Por isso, me preocupa quando Sacerdotes não tem vontade de orar, porque é sinal de que não o tem feito ha muito tempo. Se tivessem estado com o Senhor durante a semana inteira, o ensaio já seria um culto. A música antiga, seria tocada e cantada com tanto gosto como todas as outras, porque não importa quantos anos ela tem, e sim quão maravilhoso é exaltar o Senhor com ela!
Espero estar conseguindo me expressar bem...
A Glória de Deus e a vida de Jesus são como espelhos, precisamos estar de frente pra elas pra que possamos refletí-los de maneira nítida. Precisamos agir com o coração, muito mais do que com a razão. Entender que 'pessoas, são pessoas, e que Jesus, é Jesus!' Ninguém é perfeito, nem mesmo você! Mas, o fruto do Espírito é Amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio... E quanto mais cheios do Espírito estivermos, mais dos Seus frutos daremos. A busca de Deus reflete diretamente no ministério que tu exerce para o Senhor.
E pra encerrar mais esse looongo texto... Quero dizer que tenho aprendido algo muito valioso; que a adoração é a combinação da oração com a ação! Não são as músicas que adoram ao Senhor, não são só palavras. É preciso mais que subir no púlpito uma vez por semana pra sermos chamados por Deus de adoradores. É preciso AMAR! Amar órfão, a viúva, a prostituta, amar os viciados, os enfermos, os arrogantes... É necessário termos atitudes que dêem honra, à quem se deve honra! E Glória, pra quem é digno de Glória! Por isso, não se alegre muito com elogios feitos a você pelo que você faz no ministério, tudo que tu tens vem do Senhor, inclusive os teus dons e talentos. E todo o elogio é, na verdade, para Aquele que te criou tão cheio de graça com o único propósito de serví-Lo.
"O filho honra o pai, e o servo, ao seu senhor. Se eu sou o Pai, onde está a minha honra? E, se Eu sou o Senhor, onde está o respeito para comigo? - Diz o Senhor dos Exércitos para vós, ó Sacerdotes que desprezais o meu nome. Vós dizeis: Em que desprezamos nós o Teu nome?
Ofereceis sobre o Meu altar pão imundo e ainda perguntais: Em que te havemos profanado?
E dizeis ainda: Que canseira! E me desprezais, diz o Senhor; vós ofereceis o dilacerado, e o coxo, e o enfermo; assim fazeis a oferta. Aceitarei Eu isso da vossa mão?
Agora, ó Sacerdotes, para vós outros é esse mandamento. Se não ouvirdes e se não propuserdes no vosso coração dar honra ao meu nome, diz o Senhor, enviarei sobre vós maldição e amaldiçoarei as vossas bênçãos; já as tenho amaldiçoado, porque vós não propondes isso NO CORAÇÃO.
Enfadais ao Senhor com as vossas palavras; e ainda dizeis: Em que o enfadamos? Nisto, que pensais: Qualquer que faz mal passa por bom aos olhos do Senhor, e desses é que Ele se agrada; ou; Onde está o Deus do juízo?
Eis que envio o meu anjo (João Batista), que preparará o caminho a diante de mim; de repente, virá o templo do Senhor, a quem vós buscais, o Anjo da Aliança (Jesus), a quem vós desejais; eis que Ele vem, diz o Senhor dos Exércitos.
Mas quem poderá suportar o dia da sua vinda? E quem poderá subsistir quando ele aparecer? Porque Ele é como o fogo do ourives e como o sabão dos lavandeiros.
Assentar-se-á como o derretedor e purificador de prata; e purificará os filhos de Levi.
Então a oferta de Judá e de Jerusalém será agradável ao Senhor, como nos diz antigos e como nos primeiros anos. Serei testemunha veloz contra os feiticeiros, contra os adúlteros, (...) contra os que oprimem a viúva e o orfão, e NÃO ME TEMEM, diz o Senhor dos Exércitos.
Porque Eu, o Senhor, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos."
Malaquias 1, 2 e 3
Aleluia!
Que a Graça e a misericórdia do Pai sejam abundantes sobre vocês...
Lili =)

1 comment:

Unknown said...

Jesus foi claro quando disse que Deus se alegra mais com um pecador que se arrepende do que com 99 justos que não precisam de arrependimento.

Baseado nisso, e pensando que adorar a Deus também é alegrar a Deus, o que se enquadra mais como adoração? 99 justos cantando músicas com as mãos levantadas ou um pecador que, por meio de um justo, veio ao conhecimento de Deus e entregou sua vida a Ele?

Não há sequer um relato na Bíblia de Jesus cantando ou tocando algum instrumento, até onde eu sei. Mas há vários relatos de Jesus, nosso Mestre, vivendo com os podres (e pobres), os rejeitados, os doentes, os nadas... e, cheio de compaixão, mudando a vida deles.

Que caia por terra a falsa ilusão de que avivamento é igual a músicas, choro e "unção"! Em nome de Jesus, que se levantem aqueles que não apenas honram a Deus com músicas, mas que também "fazem obras maiores que as de Jesus".